Pular para o conteúdo principal

Que felicidade é essa?


Estava bem pensando na felicidade, ter, ser, essas reflexões profundas de recomeços e novas perspectivas, quando encontrei o texto de reflexão semanal da Libertas e resolvi clicar, para minha surpresa, um texto do mestre Júnior que gostei muito e posto aqui para compartilhar com mais pessoas, porque, como já dizia Salomão em sua incrível sapiencia:

"Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo". (Pv 16.24)


Há algum tempo atrás, quando me preparava para falar sobre felicidade para um grupo de amigos, fiz uma rápida pesquisa no Google que me surpreendeu. Procurei referências da palavra “happy” e “feliz“ e também da palavra “Jesus” (já que tanto no português como no inglês a palavra é a mesma). O resultado foi surpreendente: somando as referências de “happy” e “feliz”, a maior ferramenta de buscas da internet acusava nada mais que 922.000.000 (isso mesmo… MILHÕES) de citações dessas palavras. Já para “Jesus”, o Google apresentava apenas 234.000.000 de referências.


Aprendi uma lição nessa pesquisa: São muito mais os que procuram pela felicidade do que aqueles que buscam saber mais sobre Jesus, ou também que, é quatro vezes maior o interesse em se falar de felicidade do que se falar sobre Jesus.


Mas que felicidade pode ser essa que deixa de lado a única fonte verdadeira de alegria, paz e amor (combinação perfeita de felicidade)?


Que felicidade é essa que tantos procuram? O que é ser feliz para essas pessoas?


Ser feliz, para muitos, é possuir bens, amantes, poder, status, entre outras coisas. Esta felicidade é baseada no TER, naquilo que essas pessoas são capazes de conquistar, custe o que custar.


A felicidade que Jesus oferece é baseada no SER. Porque para o Cristo, ser feliz é “SER obediente até a morte, e morte de cruz…”, é “DAR a vida em favor de muitos…”, é “AMAR os inimigos…”, é “NEGAR-SE a si mesmo, tomar diariamente a cruz, e segui-lo”. Como é diferente essa felicidade.


Pensando bem, não é de se estranhar o número absurdamente maior de referências para “feliz” do que para “Jesus”… Ser é muito mais difícil que ter, ainda mais numa cultura pulverizada e disforme como a nossa, onde “Caras”, “Quem” e outras revistas, além dos BBB’s da vida nos impulsionam à busca desenfreada de tudo aquilo que julgam ser “felicidade”.


Eu aindo fico com a Palavra de Deus… “Felizes os pobres (humildes) de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Que Deus nos abençoe!
Por José Barbosa Júnior
Retirado das reflexões da semana, do site: Presbiteriana Libertas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão matutina

Lucas, sabiamente escreve em seu livro: " E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." (Capítulo 6, verso 41 e 42) Deus nunca caberá em nosso conhecimento super limitado e nada que venha dele pode ser equiparado ao que conhecemos, sabemos ou pensamos. Deus não pensa como pensamos e muito menos julga como julgamos. Ele é fiel as promessas, mas não as promessas que achamos que Ele tem pra nós, mas sim ao plano que Ele tem para cada um aqui neste mundo. "Existem muito mais coisas entre o céu a terra do que possa imaginar a nossa vã filosofia" (William Shakespeare)

Muitos cristãos são insuportáveis « SOLOMON

Eu amo Jesus. O que me deixa maluco são seus seguidores. Para ser sincero, não gosto de muitos cristãos. Note bem, eu não disse “alguns” cristãos; eu disse “muitos”. Não gosto deles — não gosto mesmo, nem um pouquinho. Por várias vezes, prefiro andar com gente doida, profana, incrédula e perdida do que com aqueles que se dizem cristãos, mas, na verdade, são fariseus de mente limitada e metidos a críticos. Tenho um amigo que é pastor de uma grande igreja. Certa vez, durante uma entrevista, ele disse ao repórter que orava seis horas por dia. O jornalista, muito impressionado, perguntou por que ele orava tanto tempo. O pastor respondeu, com toda franqueza: “Minha igreja é muito grande, e odeio muitas pessoas que fazem parte de-la. Preciso orar seis horas por dia para que Deus me ajude a amá-las”. Gostaria de amar todos os cristãos, mas não consigo. E vou enumerar algumas razões pelas quais isso acontece. Não gosto de muitos cristãos pela capacidade que possuem de ser terrivelm
"E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam".  Marcos 14:55 Por melhor que sejam as tuas obras, sempre existirão acusadores e pessoas procurando mal em ti! Lembre-se sempre do sofrimento de Jesus não só na cruz, mas também nos dias que antecederam a sua morte, os dias de acusação, julgamento, chacota, de ser negado pelos próprios amigos/seguidores. Se Jesus, que é o Filho de Deus teve que passar por tamanho sofrimento para que se cumprissem as escrituras, imagine nós, que nem merecedores da graça somos? Nossa sorte é que Deus é longânimo e misericordioso, Ele nos prova, mas em nada além do que possamos suportar. Ele sempre está a nos consolar, confortar e guiar para a Sua luz. Só podemos agradecer, pois só assim receberemos, um dia, a coroa da vitória. (Pequenas notas do bom perfume de Cristo por Vanessa Lino)