quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Meditação diária: Itinerário ético


Gostei muito da meditação do dia de hoje do site Ultimato , então vou postá-la a quem possa interessar.

Quem assim procede nunca será abalado! (Sl 15.5.)

Terei de fazer um grande sacrifício para ser íntegro, para falar sempre a verdade, para não usar a língua a serviço da difamação, para não prejudicar os outros, para não dar ouvidos a quem não merece respeito, para honrar os que temem o Senhor, para manter a palavra mesmo que isso me traga prejuízo, para não fazer algum bem aos outros visando lucro próprio, para não aceitar recompensa para praticar algo ilícito. Para agir assim preciso negar-me a mim mesmo vezes sem conta, preciso crucificar o meu eu, preciso nadar contra a correnteza. Para dar conta desse itinerário ético inteiro, preciso buscar a presença de Deus na minha vida, por meio da leitura e meditação das Sagradas Escrituras e da oração incessante. O alvo é tão elevado e tão incomum que sou obrigado a permitir uma invasão do Espírito Santo em meu ser, a ser subjugado pelo Espírito e não pela carne.
Se as coisas são tão difíceis por causa da pecaminosidade humana, é o caso de eu me perguntar se vale a pena tanto sacrifício. Para obter a resposta, recorro à primeira e à última frases do Salmo 15. Ali o salmista quer saber do Senhor quem habitará no seu santuário e quem poderá morar no seu santo monte. Então, eu descubro que o servo de Deus que percorre o tal itinerário ético, esse, sim, habitará no seu santuário. E, no final do poema, ainda encontro este forte estímulo: “Quem assim procede nunca será abalado!”
Então eu me lembro da bem-aventurança que diz: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5.8). E me ponho a caminho, levando comigo o itinerário ético do Salmo 15!
Retirado de Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos (Editora Ultimato, 2006).
Muita paz e alegria a todos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário